Buscar
  • Mesa Produtora

Ancestralidade Afro à Mesa

Atualizado: Jun 13

Aquela sequência deliciosa de cineminha, bate-papo e jantar é a mecânica do Mesa de Cinema, evento que se adaptou ao universo que mescla físico e digital. Desde 2005, jantares inspirados em produções cinematográficas são oferecidos ao público. Com a pandemia, o prazer dessa união migrou de hotéis e instituições culturais para a casa dos participantes, com segurança e conforto. Filme, debate e jantar em casa são oferecidos para quem se inscreve.

A próxima edição, em 19 de junho, terá como tema a ancestralidade, a história e a gastronomia de matriz africana a partir da série High on the Hog, em cartaz no Netflix.

A primeira temporada conta, em quatro capítulos, como as influências africanas viajaram de Benim, na África ocidental, ao sudeste norte-americano, na Carolina do Sul, se transformam com influências francesas chegando à Filadelfia, viram o churrasco do Texas – tudo isso mantendo suas raízes em comunidades locais do país inteiro e influenciando a gastronomia atual. Em cada capítulo, um desfile de cores dos pratos africanos, que lembram muitíssimo a comida de santo da umbanda e do candomblé, a culinária caipira do sudeste do Brasil e até o churrasco e o arroz de carreteiro do Sul.

Inspirados em lindas imagens e na narrativa conduzida pelo jornalista gastronômico Stephen Satterfield, os chefs pinçaram alguns pratos que serão degustados no sábado, dia 19 de junho.

Esta edição ocorre simultaneamente em São Paulo (capital), Porto Alegre e Vale do Sinos com apoio da Odabá – Associação de Afroempreendedorismo e da Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Fonsanpotma).

A chef Aline Guedes, que está na disputa do reality show Mestre do Sabor, assina o menu da capital paulistana. No Sul, o chef e professor senegalês Mamadou Sène se une aos chefs Marina Guedes e Ademir Jr. para a criação e elaboração deste menu tão especial.

Além de "comer a série", o público poderá complementar a experiência com um debate ao vivo no YouTube Mesa de Cinema. O bate-papo mediado pela jornalista Rejane Martins será protagonizado pela chef Aline Chermoula, pesquisadora da cozinha ancestral afrodiaspórica pelas Américas, e pela médica Regina Nogueira (Kota Mulanji), coordenadora nacional do Fonsanpotma. Clique na seta para ver os menus:


Para ficar por dentro de toda a movimentação do evento, além de dicas de gastronomia e de cinema, sugerimos seguir o instagram https://www.instagram.com/mesadecinema Os valores para participar desta edição variam de R$ 95 a R$ 150, e os ingressos estão à disposição no link: http://bit.ly/MESAJUNHO19 As vendas se encerram no dia 16 de junho.

E fique atento: dia 26 de junho vai ter outra edição do Mesa, desta vez com o filme espanhol Dieta Mediterrânea! Mas isso já é assunto para outro texto. Aguarde!


Posts recentes

Ver tudo