Mesa de Cinema: surpresas e emoções à italiana em Garibaldi

(Créditos: Fabrizzia Lacerda/Mesa Produtora)
 

A estreia do Mesa de Cinema em Garibaldi foi um sucesso, reunindo emoção, gastronomia e o prazer da sétima arte na noite de 21 de novembro, no Hotel Casacurta. O evento lotou de turistas o tradicional hotel da Serra Gaúcha para destrutar de uma noite mágica e conferir as delícias locais dos associados do Slow Food Primeira Colônia Italiana, além de vinhos e espumantes orgânicos e artesanais de produtores da região. Na ocasião, também foi lançada oficialmente a Mesa Produtora, que realiza eventos enogastronômicos como experiências sensoriais únicas.

 

Um público diversificado, amantes da boa gastronomia, curioso e exigente foi chegando. No coquetel, foi servida uma focaccia de farinha de sementes de uva (Econatura), acompanhada de patê de peixe temperado com magnólia, elaborados pelo chef Rodrigo Bellora, do restaurante Valle Rustico. Da cozinha do Hotel Casacurta, membro do movimento Slow Food, saíram brusquetas, criadas pelo chef Álvaro da Silva, com itens colhidos na própria horta: moranga e rúcula, serralha (um tipo de Panc - Plantas Alimentícias Não Convencionais) sobre almofada de tomate e cebola. 

 

Durante o coquetel foram servidos surpreendentes espumantes orgânicos de Acir Boroto (Coopeg) e degustação de vinhos e cervejas de Eduardo Zenker (Vinhas da Loucura), pinot noir biodinâmico da Vinha Unna (Bistrô Champenoise) , além dos cortes exclusivos do lendário Vilmar Bettú, que trouxe tintos, rosés e brancos de alta qualidade para deleite dos convidados.

 

A noite seguiu com a exibição de Una Famiglia Perfetta (Paolo Genovese, Itália, 2012), uma comédia pouco vista no Brasil que arrancou gargalhadas e emocionou a plateia.

 

No bate-papo sobre o filme, comandado pela jornalista Sara Bodowsky, houve questionamentos e testemunhos sobre sentimentos provocados pelo filme e participação do time de produtores de vinhos e espumantes.

 

Cada um falou um pouco sobre seus métodos e segredos artesanais, além de dar seus pitacos sobre o filme.

 

Para encerrar, o jantar preparado pelo chef Álvaro Silva e equipe do Casacurta buscou inpiração no filme e foi adaptado à cultura da região de Garibaldi e em sintonia com os princípios do Slow Food. O suspiros foram inevitáveis a cada prato: carpaccio de moranga com azeite de ervas, polenta brustolada e brandade de bacalhau, cordeiro assado com vinho branco, acompanhado de purê de berinjela defumado, e, para finalizar, torta putana com sorvete e coulis de pitanga. A harmonização ficou por conta dos espumantes e vinhos da Cooperativa Vinícola Garibaldi.

 

Polenta brustolada e brandade de bacalhau.
 

Cordeiro assado com vinho branco, acompanhado de purê de berinjela defumado.
 

Torta putana com sorvete e coulis de pitangas da horta.

 

Nas despedidas, contentamento e a sensação compartilhada pelo pedido de bis. Fica no ar o desejo. Quem sabe o Mesa de Cinema retorna em breve à Serra Gaúcha?


Apoios e agradecimentos:


Coopeg – Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi (Alcir Boroto)
Econatura Produtos Orgânicos (Bruna Mara Postingher)
Hotal Casacurta (César Nicolini e equipe)
Restaurante Valle Rustico (Rodrigo Bellora, Pinto Bandeira)
Sara Bodowsky – Blog Roteiro da Sara (Grupo RBS)
Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi (secretária Ivane Fávero)
Slow Food Primeira Colônia Italiana
Vinha Unna - Bistrô Champenoise (Israel e Marina Dedea)
Vinhas da Loucura (Eduardo Zenker)
Vinhos Bettú (Vilmar Bettú)

 

O Mesa de Cinema é uma realização da Mesa Produtora.

Reservas: mesaprodutora@gmail.com

 

 

 

Please reload

Featured Posts

Game of Thrones no Mesa de Cinema

May 20, 2019

1/4
Please reload

Recent Posts

December 30, 2019

August 31, 2019

Please reload

Archive